Notícias

< Volta para Notícias

Sindicato promove novo acordo sobre trabalho na modalidade home office

11 de Maio de 2021 - Secoc/RS

Na manhã de hoje (11), o Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito (Secoc/RS) promoveu assembleia com os trabalhadores do Sicredi Cooperação RS/SC para deliberar sobre Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regulamenta a modalidade de trabalho em sistema home office.

O Secoc/RS é pioneiro na realização deste tipo de acordo no Brasil. A legislação vigente ainda não estabelece regras claras para o trabalho não presencial. O Acordo Coletivo de Trabalho firmado hoje foi construído para garantir aos trabalhadores todos os direitos adquiridos e estabelecer diretrizes que atendam às necessidades específicas de trabalho remoto.

Os trabalhadores do Sicredi Cooperação RS/SC terão a manutenção de todos os direitos que integram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) atual e receberão uma ajuda de custo para as despesas de energia, telefonia e internet. O Acordo ainda prevê a manutenção da carga horária já estabelecida, intervalos e horas extras, conforme ajustadas na CCT.

Para o presidente do Secoc/RS, Everton de Brito, a pandemia acelerou as mudanças no mercado de trabalho e é urgente que sejam elaboradas regras que assegurem conquistas da categoria e a preservação da saúde e do bem-estar do trabalhador.

"Precisamos nos adaptar às mudanças, e o trabalho remoto é uma modalidade que tende a permanecer no pós-pandemia, há muitas vantagens como redução no tempo de deslocamentos, mobilidade geográfica e oportunidade de estar mais próximo da família. Entretanto, aspectos econômicos e de saúde física e mental  que surgem com estas transformações de formato laboral devem ser obervados.  O Secoc/RS cumpre o seu papel ao lado do trabalhador ao promover estas negociações pioneiras que atendem tais mudanças e que evitam a precarização do trabalho", ressalta.

Fonte: Secoc/RS

 

< Volta para Notícias

Notícias Relacionadas

  • 21/07/2021

    Já iniciamos a Campanha Salarial 2021/2022! Participe da enquete do Secoc/RS

    Saiba mais
  • 02/07/2021

    Câmara dos Deputados aprova estatuto dos trabalhadores de cooperativas

    Saiba mais
  • 01/07/2021

    CCJ aprova estatuto para trabalhadores celetistas em cooperativas

    Saiba mais
  • 04/06/2021

    Secoc/RS solicita ao Governo do RS a inclusão da categoria como prioridade no plano de vacinação contra COVID-19

    Saiba mais
  • 30/04/2021

    Dia Internacional do Trabalhador: Reinvenções e desafios do mundo do trabalho

    Saiba mais
  • 08/04/2021

    Cadastre-se na newsletter do Sindicato!

    Saiba mais