Notícias

< Volta para Notícias

Copom confirma expectativa, e juros vão ao maior nível em dois anos

23 de Setembro de 2021 - Economia

Arquivo EBC

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) mais uma vez confirmou a expectativa predominante entre analistas e aumentou em 1 ponto percentual a taxa básica de juros. Agora, a Selic está em 6,25% ao ano. Foi a quinta alta seguida, em decisão unânime na reunião iniciada ontem e encerrada nesta quarta-feira (22).

No comunicado divulgado logo depois do encerramento do encontro, o Copom destacou que a inflação ao consumidor segue elevada e é motivo de preocupação. “A alta nos preços dos bens industriais – decorrente de repasses de custos, das restrições de oferta e do redirecionamento da demanda em direção a bens – ainda não arrefeceu e deve persistir no curto prazo. Ademais, nos últimos meses os preços dos serviços cresceram a taxas mais elevadas, refletindo a gradual normalização da atividade no setor, dinâmica que já era esperada.”

Alimentos e combustíveis
O colegiado também citou itens que vêm pesando no dia a dia. “Adicionalmente, persistem as pressões sobre componentes voláteis como alimentos, combustíveis e, especialmente, energia elétrica, que refletem fatores como câmbio, preços de commodities e condições climáticas desfavoráveis.”

O IPCA está próximo dos 10% ao ano. Assim, em algumas regiões já supera os dois dígitos. Na próxima sexta-feira (22), o IBGE divulga o IPCA-15 de setembro, “prévia” da inflação oficial.

Já em relação à atividade econômica, o Copom fala em evolução positiva. E aguarda “recuperação robusta” no segundo semestre.

Fonte: RBA

< Volta para Notícias

Notícias Relacionadas

  • 07/10/2021

    Câmara aprova retorno de gestantes vacinadas ao trabalho presencial

    Saiba mais
  • 04/10/2021

    Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 8,51%

    Saiba mais
  • 04/10/2021

    Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir desta segunda-feira

    Saiba mais
  • 30/09/2021

    Receita paga restituições do último lote do IR 2021

    Saiba mais
  • 30/09/2021

    Recuperação do emprego é puxada por trabalhadores por conta própria

    Saiba mais
  • 29/09/2021

    Banco Central aprova medidas adicionais de segurança para Pix

    Saiba mais