SECOC RS participa de audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho
O Sindicato dos Empregados de Cooperativas de Crédito do RS - SECOC RS, representado pela assessoria jurídica, participou de audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho. A audiência ocorreu na última sexta-feira, 19 de dezembro, e apresentou o projeto “Sindicalismo e Diversidade e Juventude no mundo do trabalho”. Na ocasião, tratou-se de assuntos como a persistência das desigualdades, a queda da sindicalização entre jovens, o objetivo do projeto de promoção da diversidade nos sindicatos e sua importância na defesa dos direitos trabalhistas.
Presidida pelo Procurador do Trabalho e Coordenador Regional da CONALIS na PRT da 1ª Região – Rio de Janeiro, André Luiz Riedlinger Teixeira, a audiência foi iniciada com a abordagem do contexto histórico do surgimento do Direito do Trabalho e do sindicalismo no Brasil, da transição do trabalho escravocrata para o modelo capitalista e da primeira greve geral como marco da organização coletiva. Também foram abordados temas como a estruturação dos sindicatos e sua importância como instrumentos de resistência e organização da classe trabalhadora, a persistência de desigualdades estruturais, como o machismo e a exclusão de minorias, os impactos da facultatividade do imposto sindical e a queda percentual da sindicalização entre jovens.
O projeto busca promover a diversidade interna e externa nos sindicatos, com a adoção de políticas de equidade de gênero, raça e diversidade, a inserção de cláusulas de diversidade em Acordos Coletivos e a aproximação com entidades de defesa de minorias.
A audiência foi finalizada com a reafirmação do papel essencial dos sindicatos na defesa e na ampliação dos direitos trabalhistas, que, apesar de sofrerem preconceitos e ataques constantes, seguem sendo a voz e a representatividade dos trabalhadores.
Por: Assessoria de Comunicação SECOC RS